contador free
ci@canaldeinteligencia.com

A Escolha é Sua

No caminho para casa, se a pessoa sentada a seu lado no avião perguntar o que voce faz, diga simplesmente: “Sou o guardião do propósito de uma organização”. Depois disso, voce não vai precisar se preocupar com outras questões”…. Há uma verdade profunda nessa piada: se voce não aceita o papel por trás dessas palavras, alguma coisa essencial para seu negócio está faltando.

.. A experiência que devia da luta com as questões difíceis e profundas e a possibilidade de enxergar um contexto maior, como o executivo de uma empresa de armazenamento que desenvolveu uma compreensão muito mais sofisticada do impacto que as poderosas forças econômicas exerciam em seu setor, ou  dono de uma rede de serviços a um grupo de clientes maior e menos rico.

Não importa se o que precisou ser refinado foi o propósito, o direcionamento ou todo o resto, os líderes sempre afirmam que passaram a lidar com o futuro de sua organização de uma forma mais concreta do que faziam antes.

Quando pressionados, alguns se referem à transição do entendimento geral do papel do líder para um sentido mais realista do que essa posição exige.

Quando trabalha com uma nova ideia, confrontando-a com sua estratégia, algumas vezes entra em desacordo com os executivos da empresa, que relutam em inovar ou em mexer em time que esta ganhando. “Uma estratégia consistente faz, na maior parte das vezes, uma empresa sair vencedora”.

Cada um desses líderes dá o melhor de si em seu trabalho. Eles identificam propósitos consistentes, organizam suas empresas para alcança-los e, no final das contas, produzem diferenciais que realmente tem valor. Ao fazer isso, conferem significado a seus negócios e também às suas atividades profissionais.

Na realidade preparada por nós, não há decisões a serem tomadas ou ações necessárias, exceto a de escolher qual experiência desejamos viver. Isso significa que não haverá noites insones, preocupações nem escolhas e decisões angustiantes.

… Quantas pessoas você conhece que passam pela vida sem um senso de propósitos, que apenas se deixam levar, imitando os movimentos dos outros e tendo como única recompensa as pontuações que obtem? Elas podem ser realizadas, mas há pouca autenticidade em sua vida. Tudo foi descoberto, exceto como viver.

Articular uma estratégia viva é um esforço humano. Manter todas as partes de uma empresa em equilíbrio enquanto a conduz adiante é extraordinariamente difícil. Por outro lado, são esses desafios que tornam os tribunos tão gratificantes.

Fonte: Cynthia A. Montgomery – Prof. Harvard Business School