contador free
ci@canaldeinteligencia.com

Conflitos no trabalho

Cuidado com o que você fala aos amigos.

Muitas empresas incentivam um ambiente de trabalho saudável. Cuidado! o fato de estar em um ambiente harmonioso não significa que você está entre amigos! As aparências enganam.

Pode estar certo de que toda vez que você se destaca de alguma forma, muitos colegas, e até amigos, sentem-se incomodados com o seu sucesso. A experiência revela que a maioria dos conflitos no ambiente de trabalho são causados por fogo amigo.

Amigos ou Colegas?

É muito importante que você saiba diferenciar entre amigos e colegas.

Muitas pessoas cometem o erro de considerar como amigos todas as pessoas que demonstram simpatia. Bastam alguns minutos de conversa, e pronto. Falam sobre sua intimidade ou contam suas idéias e seus projetos pessoais.

Muitas vezes, você considera alguém amigo, mas a recíproca não é verdadeira. Outras vezes, um amigo pode se transformar em inimigo não é a inveja ou a ganância, mas o simples fato de que os interesses dele, por algum motivo, entraram em conflito com os seus. Por isso, não revele informações estratégicas sobre sua vida para ninguém. Sequer para os melhores amigos!.

Você só conhece uma pessoa realmente quando tem um conflito com ela.

1 – Coloque-se no lugar do outro

Sempre que tiver um conflito, coloque-se no lugar do seu adversário. Este exercício mental dará maior capacidade de compreender o conflito e encontrar soluções pacíficas.

2 – Como Prevenir Conflitos em seu trabalho

Apresentamos um conjunto de orientações práticas para a prevenção de conflitos  em sua vida profissional. Não importa a sua função – chefe ou subordinado – ou sua profissão – trabalhador, servidor público, empresário, etc. Estas regras valem para todos.

Atue no estrito cumprimento de suas funções – você deve conhecer muito bem as leis que regem sua profissão ou atividade. Ninguém pode ser obrigado a fazer algo além de suas forças ou atribuições legais. O policial militar não é assistente social, nem o professor tem a obrigação de enfrentar uma gangue de criminosos. Muitos profissionais se prejudicam ao agir:

a) além de seu dever, e aí podem praticar abuso de autoridade; ou

b) aquém de seu dever, e aí podem ser omissos. Sempre que você tiver uma dúvida sobre como agir, fale com seus colegas e peça orientação a seu superior.

Fonte: Guilherme Schelb – Procurador da República