contador free
ci@canaldeinteligencia.com

Estratégias corretas

Quando a vítima demonstra estar atenta, dificilmente o criminoso ataca. Isto se aplica a furtos. roubos e até agressões físicas. A maioria dos crimes é praticada a partir de um ataque surpresa.

A atenção protege

Vários presos  relatam que quando a vítima demonstra estar atenta, eles não a atacam. Muitos crimes ocorrem quando a vítima entra ou sai do veículo desatenta.

Ao estacionar seu veículo, escolha sempre locais iluminados e próximos a locais de movimento como lojas e portaria de edifícios. Ao entrar ou sair de seu carro, demonstre claramente que está tento. Olhe para os lados ostensivamente. Se houver alguém suspeito, não entre em seu carro.

Os crimes têm local para ocorrer: os ambientes de consumo de bebida (bares, casas noturnas, trânsito, shows, etc.)

Sua casa pode não ser segura: a maioria dos crimes sexuais contra mulheres e crianças é praticada por alguém da família da vítima.

Orientação em caso difícil

O vizinho deixava o som de sua casa muito alto, até de madrugada. Toda a vizinhança era incomodada, e ninguém conseguia dormir.

Orientações práticas para solução do conflito.

– Aguarde um pouco. Não faça nada na primeira ocorrência. Algumas vezes, reagir logo no início pode provocar uma guerra entre vizinhos. Pode ser que a perturbação ocorra apenas uma ou duas vezes.

– Persistindo o comportamento, procure saber quem é, o que faz e as características da família do vizinho. É importante saber quem são as pessoas que residem na casa. Por exemplo, se for um militar, a solução pode ser uma comunicação ao seu superior hierárquico. As coisas podem ser resolvidos em um passe de mágica!

– Nunca reclame diretamente com alguém que você não conhece. Se você não conhece seu vizinho, não se exponha indo até ele e reclamando da situação. Você pode transformar a situação em uma questão pessoal entre vocês. Na verdade, toda a vizinhança é incomodada pelo som alto de madrugada. Então procure em uma questão pessoal entre vocês. Na verdade, toda a vizinhança é incomodada pelo som alto de madrugada. Então procure aliados de sua confiança na vizinhança, para que não seja você o bode expiatório dos seus vizinhos passivos.

– Cuidado para você não se tornar o representante da comunidade. Todos devem assumir a responsabilidade em conjunto. Se você for precipitado, começando a falar sem cuidado, criticando o vizinho, tudo vai chegar aos ouvidos dele, e vocês podem se tornar inimigos. Tenha muito cuidado entre vizinhos, pois a relação entre vocês é muito precária. A melhor estratégia é ouvir o que seus vizinhos têm a dizer sobre a questão. Se você concordar, entre em acordo com eles e atuem em conjunto. Se seus vizinhos não querem fazer nada, não seja imprudente e solitário em qualquer atitude isolada.

– A Polícia Militar pode ser chamada para um flagrante por perturbação do sono. Mas você pode adotar esta atitude somente se tiver total garantia de que sua identidade  não será revelado ao seu vizinho. Não seja descuidado, revelando sua atitude aos outros vizinhos. Todos vão ficar sabendo que você é o denunciante.

– É muito  importante que você não se envolva emocionalmente. Não fique revoltado com a atitude do seu vizinho. Quanto mais racional e equilibrado você se mantiver, melhor será a solução do conflito.

Fonte: Guilherme Schelb – Procurador da República