Ex-agente aplica técnicas da CIA ao mundo dos negócios
Acesso a uma informação privilegiada, pequenos blefes, guardar segredos. O mundo dos negócios reserva algumas similaridades com a espionagem internacional. De acordo com a ex-agente J.C. Carleson, as lições da CIA podem beneficiar as empresas.
Depois de quase uma década de trabalho clandestino no Oriente Médio, Carleson deixou a agência de inteligência norte-americana. Antes, com diploma da Ivy League, grupo de oito universidades de elite, ela trabalhou em setores industriais.
“Fiquei surpresa ao descobrir que minha carreira na CIA tinha me ensinado mais habilidades valiosas e aplicáveis aos negócios que todos os cargos corporativos anteriormente somados que ocupei”, conta.
Em “Trabalhe com InteligênCIA”, Carleson ensina técnicas usadas em questões mundiais e as adapta ao cotidiano corporativo. O livro não é um manual de truques sujos, mas está longe de ser um tratado de boas maneiras ou de fundamentos de administração.
Segundo a autora, o livro mostra “o valor de usar métodos clássicos de espionagem para entender melhor e manipular melhor seus clientes, seus concorrentes e seus fornecedores”.
“Você não vai precisar de uma capa de chuva, de um bigode falso ou de quaisquer equipamentos de escuta moderninhos”, escreve no primeiro capítulo. “Mas apenas muito bom senso, boa intuição, uma estratégia forte e parâmetros éticos firmes para usar com sucesso as técnicas descritas”.
Como pode se esperar de uma pessoa treinada pela CIA, Carleson não revela informações, fontes ou técnicas que possam colocar em risco operações do seu país. Ainda assim, apresenta uma série de métodos úteis para procurar de um novo emprego, gerenciar as informações de uma empresa e realizar uma venda.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2013/11/1373463-tecnicas-da-cia-aplicadas-ao-mundo-dos-negocios.shtml