Frio – Calmo e Controlado
.
Por que James Bond parecia frio, calmo e controlado
Pesquisas no campo da linguística mostram que existem uma relação direta entre o status, o poder e o prestígio de uma pessoa e o alcance do seu vocabulário.
Quanto mais alta a posição do indivíduo na escala social ou profissional, mais provavelmente ele estará capacitado a se comunicar por meio de palavras e frases.
O estudo da linguagem corporal revelou existir uma correlação entre o domínio da linguagem falada e a quantidade de gestos que uma pessoa usa para comunicar sua mensagem.
As pessoas situadas no topo da escala social podem usar a totalidade de seu vocabulário para comunicar seus pensamentos, ao passo que outras, de menor nível de instrução, menos aptidões e menor status social, tendem a se comunicar com um uso muito mais intenso de gestos do que de palavras.
Não tendo familiaridade com as palavras, essas pessoas as substituem por gestos… quanto mais elevada a posição de uma pessoa na escala social, menos gesticulação e linguagem corporal ela tende a usar.
O agente especial James Bond usava esses princípios em benefícios próprio fazendo um mínimo de gestos corporais, principalmente em situações de máxima pressão. Ao ser intimidado, insultado ou alvejado pelos vilões, ele ficava quase parado, respondendo com frases curtas e monocórdicas.
Fonte: Livro Linguagem Corporal – Allan & Barbara Pease