Jornalismo é um Serviço Público
Jornalismo é um serviço público. Sem ele, a sociedade de uma nação, de um território ou de uma localidade não consegue exercer seus direitos de cidadania, pois os cidadãos e cidadãs não teriam meios de estar em todos os lugares e saber tudo que acontece de relevante e importante para as relações sociais, a formação de opinião e a intervenção nos processos decisórios que afetam seus interesses individuais ou coletivos.
“…trata-se de um compromisso social da empresa e seus jornalistas com a busca da verdade, com a precisão, com a clareza, com o respeito aos fatos e aos direitos humanos, com o combate aos preconceitos, com a democracia e com a diversidade de opiniões e de pontos de vista.”
A Liberdade de expressão e o direito à informação são princípios fundamentais da Democracia e razão essencial da existência da Imprensa. Portanto, o jornalista é um servidor da sociedade.
Ele tem a missão de ser os olhos, ouvidos e demais sentidos do povo, onde estiver, reportando com fidelidade, precisão e honestidade os fatos e acontecimentos de interesse público.
Para cumprir essa missão, o jornalista precisa ser independente, mas não pode esquecer que os legítimos proprietários das informações que ele divulga são os leitores, ouvintes e telespectadores que as recebem. Não é uma tarefa fácil. Está sempre sujeita a tentações e interpretações subjetivas, na medida em que os profissionais que se ocupam dela também são sujeitos sociais, com princípios, culturas e opiniões próprias sobre os assuntos de interesse da sociedade.
Fonte: http://www.ebc.com.br – Nelson Breve – Presidente EBC