Nucleação de Nuvens
Em um país cujo governo se acostumou a querer controlar tudo – inclusive a internet, monitorada 24 horas por dia por um batalhão de milhares de censores –, não surpreende que se tente domar a meteorologia.
… Para que um temporal não estrague as cerimônias de abertura e de encerramento, os chineses decidiram recorrer a uma técnica conhecida como nucleação de nuvens (entenda como ela funciona no quadro acima).
Bombardearão os céus com iodeto de prata, substância catalisadora de chuva. Se nuvens negras se aproximarem de Pequim nos dias de início e fim das Olimpíadas, lançadores de foguetes estarão a postos para induzir a chuva antes que ela chegue ao Estádio Olímpico.
A nucleação de nuvens não é uma técnica nova. O custo elevado em relação aos benefícios faz com que seu uso seja apenas ocasional, mesmo nos Estados Unidos, país onde surgiu, nos anos 40.
Na China, ela é empregada em grande escala para “corrigir” desigualdades entre regiões secas e chuvosas. “Confiamos poder reduzir com eficácia a chuva em uma área limitada”, diz Wang Yubin, engenheiro do serviço de meteorologia de Pequim.
Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG82392-6013,00-A+CHINA+CONTROLA+ATE+O+TEMPO.html