O Ambiente Criminoso
Em locais públicos, se estamos em uma área de espera, nosso ambiente é muitas vezes um reflexo das atividades nas quais nos engajamos para passar o tempo. Como mostrado anteriormente, como a maioria de nós come e bebe no aeroporto, enquanto aguardamos nosso voo provavelmente estaremos rodeados de uma variedade de embalagens para viagem, guardanapos e latas de refrigerante.
Os criminosos, por outro lado, raramente estarão sentados no meio desse tipo de bagunça. Em primeiro lugar, a menos que estejam planejando uma missão suicida – e nesse caso não se importarão em serem vistos – eles ficarão sentados em áreas onde terão menos probabilidade de serem avistados, já que o objetivo é evitar que os passageiros os vejam.
Eles provavelmente escolherão áreas razoavelmente limpas, a fim de evitar que outros passageiros, em busca de algo para se distraírem, como seções de jornais abandonadas, se aproximem. Com relação ao ambiente social, repare em quem está sentado com quem. Se alguém não está sentado sozinho, observe, se está ou não sentado junto a outros da mesma nacionalidade, com trajes e condutas semelhantes.
Transporte
Voce está passando pelo prédio do governo quando uma limusine preta brilhante para no meio-fio. Pescoços se riam, queixos caídos. Uau, quem será que está dentro? O governador? Paris Hilton? Uma coisa é certa: não é um terrorista. Criminosos nunca fazem esse tipo de cena anunciando sua chegada, a menos que queiram fazer graça para desviar a atenção da criatura que acessa o prédio pela parte dos fundos!
É improvável que os criminosos dirijam seus próprios veículos para um local e deixem-nos lá, onde podem ser facilmente investigados pelo úmero da placa, registro, impressões digitais e amostras de DNA deixadas no carro. Eles muito provavelmente saem em silêncio. Mas como é uma saída criminosa? Provavelmente como o resto do plano: indescritível e esquecível.
Entoa se eles não são deixados na calçada por um motorista em um Bentley ou qualquer tipo de carro memorável, como eles chegam? Eles pegam um táxi ou ônibus? Vão andando? Dado o objetivo do anonimato, muitos criminosos não optam por transporte públicos, a fim de evitar aos curiosos observadores a oportunidade de olhar para eles por um período significativo de tempo. Além disso, amostras de DNA podem ser deixadas em ônibus e táxis, e o uso de luvas para evitar deixar impressões digitais também despertaria suspeitas.
Sobram então as caronas particulares, as quais oferecem uma variedades de interpretações. O homem foi deixado no local por sua mulher e três filhos barulhentos, com os quais demonstra publicamente afeição ou ele foi deixado em silêncio por três outros homens muito parecidos como ele? Que palavras, se é que houve alguma, foram trocadas na chegada? Nada foi dito enquanto saia do carro? Por que? Quando foi a última vez em que você saiu do carro de alguém e não disse nada? Nenhum “Obrigado pela carona”, Vejo você mais tarde”, “Te ligo depois”?
Qual era o tipo de veículo? Há muito tempo prevenimos nossos filhos de que, se virem uma van sem janelas estacionada na rua, devem atravessar e andar pelo outro lado da calçada. Como regra geral, criminosos inteligentes não dirigem carros com janelas muito grandes, e você não verá um terrorista ser deixado em algum lugar por alguém que dirija um conversível. Obviamente, há exceções à regra, mas, novamente, você precisa decompor toda essa informação em um mix, a fim de chegar a uma avaliação precisa da situação.
Pontos-Chave
Combinação criminosa: Usar todos os seus sentidos para decifrar pessoas indefiníveis tendo em vista todas as circunstâncias envolvidas na junção das pistas.
Voce poderá não perceber essas pessoas, a menos que cuidadosamente perceba todas as Sete Cores.
Vigie o desconforto:
Alguém que esteja prestes a cometer um crime provavelmente estará desconfortável e infeliz. Você pode detectar isso por meio de tudo o que ser refere ao ambiente onde a pessoa se move e olha.
A linguagem corporal pode ser o mais seguro indicador de atividade criminosa:
Até os criminosos podem “representar”. Assim, preste atenção especial à linguagem corporal que esteja incompatível com a aparência. Anote comportamentos nervosos, especialmente se não houver razão para tal – por exemplo, em alguém que esteja somente sentado em um aeroporto ou estação de trem.
Fique atento à falta de boa-vontade
É raro os criminosos serem corteses porque eles procuram evitar qualquer tipo de contato. Repares nas pessoas que desviam do caminho para evitar abrir uma porta ou puxar uma cadeira para outra pessoa.
Procure cúmplices: Muitos crimes são cometidos por um grupo. Os parceiros da conspiração podem ser da mesma área ou até serem parecidos e comportarem-se do mesmo modo. Busque elementos comuns na aparência e na linguagem corporal.
Fonte: Livro Decifrar Pessoas de Jo-Ellan Dimitrius e Wendy Patrick Mazzarella