Montagem de pequenas mentiras
Todo mundo mente – todo dia, toda hora, acordado. dormindo, em sonhos, na alegria, na tristeza. E se alguém manteém a língua calada, suas mãos, seus pés, seus olhos, sua atitude revelarão a farsa”.
Uma das razões pelas quais o local de trabalho cria completos mentirosos é a facilidade que oferece à montagem de pequenas mentiras. A inconstância da tecnologia ajuda e favorece o Completo Mentiroso:
“Eu nunca recebi o email” ou “Você não recebeu minha mensagem na caixa postal de voz” ou “lhe, meu HD queimou”. Graças a nossas modernas comodidades, nunca foi tão fácil enganar os outros.
Há infinitas maneiras de se montar uma história do tipo “o cachorro comeu meu dever de casa”. E muitos acreditam que os fins justificam os meios. Quando alegam uma falsa razão para não terem feito uma coisa, passam a ver a situação como uma preocupação a menos.
E se você se descuidar com o Completo Mentiroso, ele vai continuar fazendo seu número de hipocrisia até a hora de sair porta afora e desaparecer, sem nunca ter sido responsabilizado. “Em contas a pagar, tivemos um funcionário exatamente assim. “Nosso funcionário regular estava em licença médica, e esse cara foi contratado como temporário. “Reclamações sobre faturas, cheques e recibos desaparecidos caíram em ouvidos surdos até que, por fim, o temporário foi embora, o titular voltou – e o dinheiro tinha desaparecido. “Só então percebemos o quanto tínhamos sido enganados.”
Se você acha que tem um bom detector de enrolação, pense de novo: a pesquisa mostrou que para a maioria das pessoas a probabilidade de identificar uma mentira é a mesma de acertar no jogo de cara ou coroa. Para os casos mais críticos, e se o orçamento permitir, pense em contratar um ex-agente do serviço secreto: eles pegam 80% dos mentirosos.
Fonte: Jonathan Littman & Marc Herhon
Livro: Odeio Gente