Técnicas de Localização de Pessoas
Técnicas de Localização de Pessoas desaparecidas – Existem dois tipos de desaparecimentos.
1. Voluntário
a) Quando a pessoa deseja não ser encontrada, e na maioria dos casos, ela desaparece sem nenhum aviso, no qual nem a família é informada a respeito.
Este é o conhecido desaparecimento por desentendimento familiar.
b) Desaparecimento por motivo de golpes e crimes praticados pelo próprio desaparecido. Este tipo de desaparecimento é motivado pelas atitudes ilícitas praticadas pelo próprio desaparecido, onde o mesmo se vê obrigado a sair do convívio de sua família para se esconder em locais onde acha que não poderão
localizá-lo.
2. Involuntário
a) Quando a pessoa desaparece forçadamente por ato ilícito de terceiros, como: seqüestros ou vinganças, ou por decorrência de fatores considerados naturais, como: embriaguez elevada, ataques cardíacos, atropelamentos,drogas, amnésias, doenças, etc.
b) Desaparecimento por migração para outra cidade ou País. Este tipo de desaparecimento é muito comum entre aquelas pessoas que saem do convívio de sua família para tentar a sorte (trabalho) em outros estados,
normalmente os primeiros contatos (por carta escrita) são freqüentes e vão diminuindo de acordo com o aumento de trabalho e falta de tempo até que se encerram os contatos.
Todo investigador ao ser contratado por alguém para localizar uma pessoa desaparecida deverá após ouvir o relato do contratante, observar qual o tipo de relação que o contratante tem com o desaparecido e qual o motivo de seu interesse na sua localização.
Este fato requer a atenção do investigador por motivo de segurança, tendo em vista que, o desaparecido pode ter alguma ligação criminosa com o contratante ou pode tratar-se de pessoa de alta periculosidade.
Esta observação deve ser feita com discrição para não levantar suspeitas do contratante de que o investigador detectou algo de que não deveria.
(…) a dificuldade de localizar a pessoa é grande uma vez que a mesma provavelmente traçou algum plano anteriormente para que ninguém possa localizá-la. Normalmente, mudam-se para outra cidades, alugam imóveis e telefones em nome de terceiros, abrem contas bancárias fantasmas usando documentos falsos e procuram criar uma série de estratégias dificultando sua localização.
A investigação de localização de pessoas desaparecidas costuma ser dispendiosa em termos financeiros devido a grande necessidade da utilização de informantes de setores estratégicos que irão auxiliar o investigador com informações na busca e localização da pessoa em questão.
Outra parte da despesa se dá no momento em que o investigador tem que se locomover em busca de informações que serão checadas e acrescentadas a outras em seu poder.