Valor corrente
A expressão valor corrente quer dizer que determinado valor está expresso exatamente com os números que ele tinha na época em que foi registrado. Difícil? Só parece. Com exemplos, fica tudo claro. Se alguém disser que em 1995 pagava 70 reais por mês para a empregada doméstica, provavelmente você vai achar pouco.
Porém, se essa mesma pessoa disser que pagava um salário mínimo por mês, você pode achar razoável. Só que as duas afirmações são rigorosamente iguais.
Na primeira, o patrão expressou o salário da empregada em valores correntes daquela época, ou seja, exatamente o número de reais que ele pagava.
Na segunda afirmação, ele expressou esse mesmo pagamento em valores relativos, isto é, ele embutiu um parâmetro para que se possa ter noção do que representavam 70 reais no início de 1995. Em economias com inflação muito baixa e sem mudanças de moeda, a diferença entre o valor corrente de uma época e o valor atualizado ou corrigido não é muito grande, mas no Brasil, que conviveu com taxas estratosféricas de inflação e mudou de moeda nove vezes durante a segunda metade do século XX, quase não faz sentido se expressar em valores correntes.
Outro exemplo. Se um amigo lhe contar que em 2002 comprou um carro novo importado por 70 mil reais e que hoje, esse mesmo modelo, novo, está custando 44 mil reais, você pode achar um absurdo.
Mas não é. Em 2002, 70 mil reais equivaliam aproximadamente a 20 mil dólares. Exatamente o mesmo que 44 mil reais atualmente.
Fonte: Revista Desafios do desenvolvimento.