contador free
ci@canaldeinteligencia.com

Agentes de ligação -Serviço de inteligência e os Decisores

Um planejamento cuidadoso antecedendo a implementação de um sistema de inteligência competitiva na organização é a melhor maneira de precaver-se contra fracassos.

Esse planejamento permite determinar com precisão os fatores limitativos de custos e tempo associados à gestão da empresa. As limitações técnicas são mais difíceis de solucionar, considerando que existem numerosas soluções no mercado.

Importante para os decisores é escolher entre um método já testado previamente ou uma solução-protótipo que, embora não tenha sido aplicada no todo ou em parte, seja considerada como aquela que melhor se adapta às necessidades específicas da organização.

A implementação de um sistema de inteligência no seio de um serviço de empresa só pode ser efetuada de cima para baixo (top down). O sistema deve ser impulsionado e sustentado por um executivo sênior da empresa, que vai avaliar seu alcance e fazer a intermediação entre a diretoria e as pessoas encarregadas desse serviço.

Do ponto de vista dos recursos humanos, um serviço de inteligência competitiva deve contar, no mínimo, com um coordenador que possibilita fazer a ligação entre os decisores e os responsáveis técnicos do sistema.

Em função dos meios e das necessidades da empresa, esse serviço, eventualmente, poderá incluir responsáveis em marketing ou mesmo responsáveis pela gestão da empresa.

Finalmente, poderão ser incluídas todas as pessoas que demonstrarem interesse na utilização, na implementação e no aperfeiçoamento desse sistema em sua organização. Esta é uma das chaves de sucesso na implementação de um sistema desse tipo.

Finalmente, é de primordial importância a estruturação em equipe, na qual cada um na empresa é detentor de conhecimentos, competências e diferentes atividades, devendo a disparidade dos membros da equipe permitir aperfeiçoar a eficácia do sistema.

Uma boa solução dos membros da equipe e dos responsáveis, na condição de “agentes de ligação” entre o serviço de inteligência competitiva e os decisores, deve ser considerada crucial para o sucesso da implantação de inteligência competitiva na organização.