Apagando Informações Digitais
Existem muitas ocasiões em que queremos apagar completamente as informações digitais. Se você tiver um arquivo confidencial no seu computador e o apagar, desejará certificar-se de que ninguém poderá vir mais tarde e recuperar esse arquivo.
Se você estiver usando uma chave secreta para codificar uma linha de comunicação – uma ligação telefônica, por exemplo – desejará poder apagar essa chave no final da ligação telefônica e certificar-se de que ninguém poderá recuperá-la mais tarde.
Acontece que apagar informações digitais é mais difícil do que você pode imaginar. Em um sistema de computador normal, quando você exclui um arquivo em um disco magnético (disco rígido, disquete ou qualquer coisa intermediária), os dados não são realmente apagados. É por isso que os utilitários de recuperação funcionam. O arquivo é simplesmente marcado como excluído, e mais tarde os bits são regravados com novos dados. A maneira de realmente apagar um arquivo de um disco magnético é regravá-lo com um novo arquivo. Alguns utilitários de arquivo para apagar fazem isso.
O menos conhecido é que as tecnologias podem recuperar dados apagados mesmo depois de terem sido regravados. Vou poupar-lhe a ciência, mas você pode pensar em regravar simplesmente gravando por cima. Alguns dos dados abaixo deles permanecem. E quando você regrava novamente, alguns dos dois bits de dados anteriores permanecem. E assim por diante. Existe técnica chamada microscopia de força magnética, que pode ser usada para recuperar dados mesmo depois que eles foram regravados várias vezes.
(…) Os dados são difíceis de se apagar no hardware. Tanto SRAM quanto DRAM retém alguns restos dos dados após a perda da energia. Oas bits na RAM podem ser recuperados detectando-se eletronicamente as mudanças nos patamares da célula com base no conteúdo anterior da célula. A modificação da temperatura e da voltagem podem afetar a capacidade que um chip tem de apagar dados. Há muita física que pode ser aplicada ao problema de recuperar dados depois que eles foram apagados.
O equipamento criptográfico militar dos EUA é criado de modo que, se for mexido, irá apagar (ou zerar) todas as chaves. Isso é difícil por dois motivos: é difícil apagar dados e é difícil saber quando apagar os dados. É preciso haver algum tipo de sensor para determinar quando uma caixa está sendo mexida.
Existem sensores óbvios: voltagem, corrente, luz, temperatura. Mas, se um hacker souber quais são os sensores, ele provavelmente poderá atacar todos eles. Ele pode trabalhar em uma sala iluminada por um tamanho de onda que o sensor erra, ou de variar a temperatura lentamente o suficiente para enganar o sensor, ou realizar alguma outra artimanha.
Fonte: Bruce Schneier – Segurança.com