contador free
ci@canaldeinteligencia.com

Comece do zero

O próximo passo para ficar pronto para decifrar é limpar sua mente dos estereótipos e de outras formas de preguiça mental que frequentemente  substituem uma reflexão cuidadosa.

Voce não pode tomar um banho quente se começar com meia banheira de água fria. Se quiser avaliar as pessoas de modo preciso, tem de começar do zero, sem noções preconcebidas a respeito do resultado.

Pense em si mesmo como um cano entupido durante anos de preconceitos e desvios. Você precisa desentupi-lo e deixar que a informação flua livremente.

A maioria de nós tem alguma consciência de nossos preconceitos. Embora não gostemos de admitir, com frequência jugamos as pessoas por sua raça, sexo, idade, país de origem, status ou aparência. Centenas de características podem ter influência significativa sobre o modo de alguém pensar ou se comportar.

Mas nenhum traço funciona isoladamente, e nenhum traço prevalece sobre os outros em todas as situações. É um erro basear o modo como você avalia alguém a partir de uma ideia preconcebida sobre as pessoas com uma características específica. Esse tipo de estereotipia pode distorcer seus esforços para prever o comportamento antes mesmo de você começar.

(…) Assim que estiver consciente de que está fazendo um julgamento apressado sobre uma pessoa, baseado em algum preconceito, você pode se impedir de continuar. Poderá identificar o preconceito e lembrar-se de que não há como avaliar uma pessoa quando se tem tão pouco em que se basear. Você precisa avaliar muita informação sobre as pessoas antes de encontrar os padrões que o tornarão capaz de entendê-las. Obrigue-se a procurar mais detalhes.

Fonte: Jo-Ellan Dimitrius – Wendy Patrick Mazzarella