Como o rosto revela a verdade
O rosto, mais do que qualquer outra parte do corpo, é usado para encobrir as nossas mentiras.
Lançamos mão de sorrisos, assentimentos com a cabeça e piscares de olhos para tentar nos esconder, mas, infelizmente para nós, os sinais faciais incoerentes com nossos gestos corporais revelarão a verdade.
Nossas atitudes e emoções são continuamente reveladas por nossos rostos, coisa de que estamos completamente inconscientes a maior parte do tempo.
A tentativa de disfarçar uma mentira, ou a passagem de um certo pensamento pela cabeça, fica patente durante uma fração de segundo no rosto das pessoas. Geralmente interpretamos um breve toque no nariz como resultado de uma coceirinha, ou achamos que a pessoa pousou a mão no rosto porque está muito interessada em nós, sem suspeitar da possibilidade de a estarmos chateando mortalmente. Certa vez, filmamos um homem que contava o nome da mãe da mulher, o lado esquerdo do seu rosto se levantava num risinho que durava uma fração de segundo, mas nos dizia uma enormidade sobre os seus reais sentimentos.
Por que é difícil mentir
A maioria das pessoas acredita que o indivíduo que mente sorri mais do que o habitual, mas as pesquisas mostram que é exatamente o contrário – o indivíduo que mente sorri menos. A dificuldade com a mentira é que o subconsciente age automática e independentemente da nossa mentira verbal e az com que a linguagem corporal nos traia. É por isso que a pessoa que raramente conta uma mentira é facilmente apanhada, por mais convincente que pareça. Os sinais contraditórios enviados por seu corpo no momento em que começa a mentir transmitem a sensação de que ela não está dizendo a verdade. No ato da mentira, o subconsciente libera energia nervosa, que se manifesta em gestos que contradizem o que acabou de ser dito. Mentirosos profissionais, como políticos, advogados, atores e anunciantes de televisão, aperfeiçoam seus gestos corporais a ponto de tornar difícil “enxergar” onde está a mentira, e as pessoas acabam caindo direitinho.
Os mentirosos profissionais fazem isso de duas maneiras. Primeiro, praticam gestos que “parecem” adequados ao contexto da mentira, o que só dá certo quando já se tem uma longa prática de mentir. Segundo, reduzem o getual de modo a não fazer nenhum gesto positivo ou negativo ao mentir, o que também não é nada fácil.
Os mentirosos, tal como os atores, com a prática se tornam convincentes.
Fonte: Allan e Barbara Pease – Linguagem Corporal