Comportamentos de Risco
Piadas – Imagine que você é um soldado andando em um campo minado. Você não sabe onde estão as minas explosivas. Só há uma certeza: Se você pisar em uma, ela vai explodir sob seus pés.
Piadas equivalem as minas explosivas! A diferença é que em vez de ferimentos físicos você vai sofrer perdas sociais e familiares. As pessoas podem até rir, mas você está “pisando” quando conta uma piada.
Quem está ouvindo você?
Saiba com quem você está conversando. Ao conhecer alguém, ouça primeiro o que a pessoa tem a dizer. É a melhor forma de você estar protegido.
Em um elevador ou restaurante, pessoas podem estar próximas a você e ouvir tudo o que você fala com alguém ou ao telefone. É preciso também ficar atento para perceber quem está ouvindo você.
Até conhecer melhor o ambiente à sua volta, não faça comentários sobre temas controvertidos. inclusive piadas. É preciso saber onde você esta “pisando”.
Mentira é uma prisão
Você se torna prisioneiro de suas mentiras. Não tem mais liberdade de dizer a verdade. Com o tempo, você não vai se constranger ao mentir, pois estará em um estágio crítico de credibilidade. As pessoas podem não acreditar mais em você, nem quando disser a verdade. Já se acostumaram com suas mentiras. Você vai levar muitos anos para recuperar sua credibilidade.
Linguagem Relaxada
Um dos maiores riscos de conflito em sua vida ocorre quando você usa uma linguagem relaxada. Sentindo-se à vontade, você fala o que vem à cabeça, de uma forma despreocupada. Em família ou entre amigos isto ocorre com frequência. Esta é uma situação de risco. Você pode ser mal interpretado ou ate mesmo revelar involuntariamente fatos ou informações pessoais.
O mesmo comportamento pode ocorrer em seu local de trabalho. O ambiente amigável pode te dar a falsa impressão de que você está entre amigos, quando na verdade o ambiente pode ser hostil.
Morto por acaso
O rapaz acabara de conhecer uma jovem. Combinaram se encontrar à noite. A moça sugeriu um restaurante que gostava muito. Não vendo problema algum, o rapaz concordou. O problema é que a moça tinha terminado um relacionamento há menos de um mês, e resolveu usar o rapaz para provocar ciúmes no ex-namorado. Ao encontrá-la acompanhada o ex-namorado foi tomar satisfações com a moça. Após uma breve discussão, sacou uma arma e disparou contra o rapaz, que morreu na hora.
Fonte: Procurador Guilherme Schelb