Decifrando Pessoas
.
.
A aparência física é apenas uma das muitas peças que você usará para montar o quebra-cabeça da personalidade de alguém. Mas é uma peça importante, e como a maioria das peças, deveria vir com uma aviso: as coisas nem sempre são o que parecem. Por exemplo, poderia ser natural supor que uma mulher obesa que use um vestido de cores brilhantes e um grande chapéu adornado com penas de avestruz tenha uma personalidade extravagante. Por que outra razão ela usaria roupas tão chamativas?
Na verdade, pode haver várias razões. Talvez simplesmente goste de cores brilhantes ou a motivação dela é mais complicada. As pessoas cuja aparência está fora da norma tendem a deixar os outros desconfortáveis e, assim, é comum que seja ignorada.
Essa mulher pode ter escolhido esses trajes por insegurança e para atrair atenção e comentários, transpondo, assim, seu mal-estar. Por outro lado, algumas pessoas com aparência incomum sentem-se acanhadas e desejam ser ignoradas; talvez essa mulher pense que as cores fortes irão desviar a atenção de seu corpo. Para ela, as roupas são uma camuflagem.
Pode ser que ela nem mesmo goste dessas roupas, mas use-as porque foram presente do marido ou, então, talvez ela realmente seja extravagante.
Os traços físicos podem não só ter mais que um significado possível, mas as pessoas também podem mudar sua aparência a cada dia e de uma situação para a outra. Para complicar as coisas ainda mais, quase todos os traços físicos podem ter significativos virtualmente opostos, como no exemplo citado.
É claro que existem momentos em que você pode tirar uma conclusão muito precisa de um conjunto forte e consistente de características físicas. Lembro-me de um caso em quais dois homens foram acusados de atirar um terceiro para fora de um avião.
Quando encontrei os réus, reparei imediatamente que um deles tinha tatuagens praticamente em todas as partes visíveis do corpo. Presumi que ele tivesse outras nas partes não visíveis. Seu companheiro usava botas de caubói, pulseiras de ouro e ostentava um anel de ouro e diamante cor-de rosa. Sua camisa estava aberta e ele carregava uma exótica bolsa masculina de couro. Supus que o júri teria pouca dificuldade para decifrar a dupla.
A mensagem enviada pela aparência exterior de uma pessoa normalmente é um pouco mais sutil. Quase sempre, os diversos aspectos da aparência de uma pessoa irão indicar direções diferentes – e, então, você precisa acrescentar a linguagem corporal, o ambiente, a voz e comportamento à mistura.
A chave é identificar traços suficientes que apontem na mesma direção para que você possa concluir, de modo seguro, que está no caminho certo.
Se estiver tão seguro sobre a confiabilidade de um traço isolado que pense não precisar procurar um padrão, normalmente você errara o alvo. Já ouvi todas as conclusões apressadas que você possa imaginar.
“ As unhas dela com cinco centímetros de comprimento me alertaram: um mulher à procura de um homem rico, certo?”
“Qualquer homem que use uma sunguinha na praia certamente é gay, não é?”
“Se ele está usando óculos de sol dentro de casa, isso significa que é desonesto, não?”
“Qualquer pessoa que tenha sujeira sob as unhas certamente será um relaxado em casa. Sujeira é sempre sinônimo de preguiça, não é?”
Errado!
As unhas com cinco centímetros de comprimento também podem revelar rebeldia, não-conformismo ou moda (dependendo do grupo a que a pessoa pertence), inclinações artísticas ou necessidade de atenção. Talvez essa pessoa apenas esteja se divertindo.
Uma sunga muito pequena pode significar que ele é estrangeiro (normalmente seria minha primeira hipótese), é um nadador ou fisiculturista, tem um grande ego, é um exibicionista ou está usando a sunga para agradar a namorada, mesmo que isso o deixe pouco à vontade.
Uma pessoa pode usar óculos de sol dentro de casa não por estar escondendo olhos inchados, mas porque acha que demonstra um estilo. Poderia estar encobrindo um olho roxo ou outra evidência de violência. Poderia ter sensibilidade à luz devido a trauma físico, recente exame de visão ou alergias. Poderia estar escondendo olhos avermelhados ou pupilas dilatadas que iriam revelar abuso de drogas ou álcool. Poderia ser rebelde ou simplesmente ter esquecido de tirar os óculos. E o que há de mais em um pouquinho de sujeira sob as unhas de vez em quando? Isso significa apenas que a pessoa é humana. Voce não saberá se isso pode ter algum outro significado, a não ser que procure outras pistas.
Você pode se enganar mesmo quando várias pistas físicas parecem indicar a mesma direção se não reunir mais informações. Um amigo meu conta um história a respeito de seu pai, que trabalhava para a RKO Theaters há muitos anos. Os escritórios da empresa ficavam em um conjunto elegante no alto do Rockfeller Center, na cidade de Nova York. Uma manhã, quando o pai de meu amigo cruzou a entrada do escritório, notou um homem de aparência rude, com o cabelo sujo e despenteado. O homem estava usando roupas amarrotadas e calçava tênis. O pai de meu amigo ficou imaginando porque o homem estava ali e como tinha conseguido passar pela segurança do edifício e entrar nos escritórios da RKO.
Alguns minutos depois, ele estava em sua escrivaninha, examinando o trabalho do dia, quando seu chefe interfonou e pediu que ele fosse imediatamente a sua sala. Quando ele chegou, o chefe se virou e fez um gesto na direção do mesmo homem que ele tinha visto na entrada, dizendo: “Senhor Wexo, gostaria de lhe apresentar o novo proprietário de nossa empresa, Howard Hughes”.
Todos os aspectos da aparência de uma pessoa podem dar pistas sobre suas emoções, crenças e valores.
Fonte: Jo-Ellan Dimitrius – Wendy Patrick Mazzarella