Detectando a Voz Criminosa
.
Com a linguagem corporal, muitas pistas sonoras também são involuntárias. Ouça a voz de alguém falhar devido ao nervosismo ao discutir questões triviais. Ouça as entonações impróprias devido nervosismo e que muitas vezes produzem características vocais não usuais. Repare em quem fala sussurrando em vez de em tom de voz normal e preste atenção naqueles que soam nervosos, zangados e tensos.
Wendy levou a juízo numerosos casos de conspiração, em que os participantes eram visivelmente suspeitos em virtude de determinada falta de contato com qualquer pessoa, e muito menos uns com os outros. Preste atenção nas pessoas que intencionalmente evitam contato com outras, o que é ainda mais incomum se estas chegam a uma localidade acompanhadas e parecem não se conhecer.
A fim de analisar pistas vocais, voce deve limitar suas habilidades de ouvir como as pessoas soam quando respondem a alguém que esteja falando com elas. embora não esteja sugerindo que voce aborde pessoas aparentemente suspeitas no intuito de perguntar-lhes algo, estas certamente também passarão pela segurança, onde a elas será perguntado algo. Essa talvez seja sua única oportunidade de ouvir como elas soam em resposta a questões do pessoal da segurança.
Para que voce não pense que o pessoal da segurança sempre pode fazer a avaliação correta, tenha em mente a janela do limite de tempo que eles tem para observar essas pessoas à medida que chegam à segurança e a gama limitada de Cores que podem perceber, e menos ainda a chance de observar qualquer padrão de comportamento. Se voce for capaz de ouvir a conversa entre indivíduos aparentemente suspeitos, preste atenção à entonação e veja quais tópicos ou demonstrações transmitem valor emocional. Todavia, alguns criminosos seguros não terão qualquer emoção em sua voz. Sendo ou não sociopatas clínicos, eles soarão frios, calculistas e sem emoções, provavelmente de maneira deliberada. As características das conversas relativas a crimes não provavelmente incluirão coisas como:
– Brincadeiras uns com os outros
– Discussão sonora sobre qualquer assunto
– Demonstrações de raiva, tristeza e júbilo
– Argumentos claros.
Essas pessoas não querem que voce as note ou lembre-se do que estão discutindo, a fim de que nada do que digam gere suspeita ou seja questionado mais tarde.