Emigração e Imigração
1) Emigração – é o ato e o fenômeno espontâneo de deixar o seu local de residência para se estabelecer em uma outra região ou nação. É a saída de nosso País. O termo emigração também é usualmente usado para designar os fluxos de população dentro de um mesmo País.
As razões que levam uma pessoa ou grupo a emigrar são muitas, como as condições políticas desfavoráveis, a precária situação econômica, perseguições religiosas ou guerras.
Há outras razões de cunho individual, como a mudança para o País do cônjuge estrangeiro após o casamento ou ir para um país de clima mais ameno após a aposentadoria.
2) Imigração – movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro.
O imigrante nunca deve ser confundido com:
- o nômade, aquele que se desloca entre uma ou mais fronteiras, sem fixar residência;
- o emigrante, aquele que sai de um país com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de buscar trabalho e/ou residência em outro país;
- o colono, aquele que se desloca para uma região geralmente pouco povoada de seu país de origem, ou de um território dominado por este país, com o intuito de ali fixar residência e produzir economicamente. Esta colonização também pode se revestir de um caráter político de ocupação, dominação ou exploração de um território por um governo.
- os escravos, banidos, deportados ou exilados, aqueles deslocados de seus países de origem compulsoriamente.
- os refugiados, aqueles deslocados temporariamente em razão de guerras ou catástrofes naturais em seu país de origem.
- os expatriados, aqueles trabalhadores transferidos de empresa transnacional para trabalhar em outro país.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o