Inteligência
.
.
Estudo da Análise da Ameaça, que consiste em um processo de compilação e exame de todas as informações disponíveis concernentes as potenciais atividades de grupos ou indivíduos que possam afetar os interesses nacionais.
Por meio da produção de conhecimentos sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência no processo decisório, a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado.
A inteligência é proativa, antecipa-se os fatos e busca obter, analisar, interpretar e disseminar conhecimentos.
.
.
.
.
Contrainteligência
Tem como objetivo identificar, impedir, neutralizar ou reduzir a atuação dos Sistemas de Inteligência adversos, preocupando com a segurança da inteligência referentes aos assuntos governamentais de caráter sigiloso, no que se cerne à Segurança e o Desenvolvimento. Salvaguardar os conhecimentos e os dados sigilosos do Sistema de Inteligência gerados por demais entidades nacionais, públicas ou privadas. A Contrainteligência é reativa, e preventiva visa a impedir o acesso a esses conhecimentos.
.
.
.
Inteligência Estratégica
Exercício permanente de ações direcionadas à obtenção de dados e à avaliação de situações relativas a óbices que venham impedir ou dificultar a conquista ou a manutenção dos objetivos Nacionais”.
A obtenção de dados e avaliação de situações que impliquem ameaças, veladas ou dissimuladas, capazes de dificultar ou impedir a consecução dos interesses estratégicos, e que representem oportunidades para consecução dos interesses do País. A identificação, avaliação e neutralização da espionagem promovida por serviços de inteligência estrangeira, e de ações adversas por organismos ou pessoas sejam vinculadas ou não a governos, e ainda a salvaguarda dos conhecimentos e dados a serem protegidos.