O Combate à Interrupção
Cada interrupção começa como uma interrupção potencial.
Seu celular vibra quando você está numa reunião de diretoria. Um sinal sonoro em seu computador avisa da entrada de um e-mail exatamente quando você está finalmente progredindo na elaboração do relatório.
Ouve-se uma batida na porta de seu escritório.
As interrupções são questão de ponto de vista. Se você nunca reagisse a essas ocorrências, elas não alcançariam o nível de interrupção. Mas a questão é que você reage.
Você dá uma olhada no identificador de chamada, clica no e-mail ou abre a porta – e, agora sim, você está lidando com uma interrupção autêntica. Uma interrupção humana – seja ela uma presença física, eletrônica ou de uma voz em seu ouvido, Quanto mais atenção se dá a interrupção, pior ela se torna.
Não importa a seriedade da interferência, aprenda o modo de combatê-la e assuma o controle de seu dia.
– Interruptor Potencial
Resista à tentação de clicar naquele e-mail, conferir o identificador de chamadas ou atender ao telefone. Pelo simples fato de estar em seu escritório você não tem obrigação de atender à porta ou ao telefone. Parabéns: você domina a disciplina da interrupção. Tal qual a estrela do atletismo que não faz caso da gritaria dos fãs, você está da interrupção.
– Identificação do Interruptor
Voce não é perfeito. Dá uma espiada no identificador de chamada; não resiste à tentação de esquadrinhar o assunto do e-mail. Está perdoado pelo desperdício desses preciosos segundos. Nada disso, porém, é desculpa para apertar o botão “responder”. Seja pouco comedido.
– O Clicle
Clique! lá foi voce atender o telefone, abrir o e-mail, destrancar a porta. Agora é tarde demais: já se envolveu com o interruptor. Só lhe resta descobrir o quanto essa interrupção vai prejudicá-lo.
– Interruptus Minimus
Uma ligeira perturbação. O tempo exato de deixar na espera a pessoa com quem voce falava ao telefone e ir atender a uma interrupção. Ou os segundos necessários a batucar uma resposta de e-mail em uma linha só, para resolver uma crise.
– Interruptus Maximus
Uma grande dor de cabeça. Uma interrupção que exigirá tanto de sua atenção que lhe fará talvez esquecer aquilo em que estava trabalhando. Agora será forçado a começar tudo de novo.
– A Recuperação
A recuperação é a quantidade de tempo que voce precisa para voltar à tarefa, recuperar o foco e a concentração originais.
A medida que você adquire estratégias e habilidade para lidar com a interrupção, é importante reconhecer a pessoa que está interrompendo.
Fonte: Jonathan Littman & Marc Hershon
Livro: Odeio Gente