contador free
ci@canaldeinteligencia.com

O Peregrino e os Back Blocs

.

O depoimento da esposa do jornalista morto cobrindo manifestações no RJ foi um testemunho vivo à sociedade. Ela falou de amor, respeito, nada de ódio ou vingança. Acredito que deve ter tocado a consciência dos que praticaram um ato insano aos seus objetivos, pois um trabalhador que não era inimigo de ninguém foi vítima fatal ao demonstrar as imagens de manifestações populares irracionais.

Nada obstante as manifestações por melhorias em áreas sociais serem importantes e a participação popular muito saudável, a violência dos que se julgam os únicos portadores de uma ação legítimos destruiu a vida de uma família, merecendo responder pelas respectivas culpabilidades. Isto revela que nossa sociedade está em crise na apresentação democrática de seus anseios e precisa achar novamente os limites das manifestações. O cristão pode auxiliar este processo.

A Bíblia fornece princípios para manifestações por justiça e uso dos canais democráticos no Brasil:

– Governo é instituição divina, Pe 2:13

– a desobediência civil se justifica quando está contrária à Palavra, At 5:29

– Diferente de Saul, Davi governa para Deus em humilde benefício do povo, I Sm 18:16 e era abençoado por controlar as circunstâncias e não ser controlado por elas, 18:30, por ir adiante e não atrás dos acontecimentos e por cercar as margens de erro, antecipando-se aos problemas, I Sm 23.

Conclusão: quando deixam de cumprir o serviço para a qual foram eleitos em sistema democrático, os representantes podem ser apeados do poder pelos pacíficos canais democráticos. Enquanto governam também são legítimas as manifestações em desfavor de políticos que não privilegiam a vida, com demonstração clara de que o poder é do povo e para o bem do povo!

O peregrino brasileiro, com suas convicções morais e éticas baseadas nos valores da fé revelada e do amor de Deus, de forma pacífica e paciente, tendo a história reformada, Luther King e Mandela como exemplos, pode participar com convicção e coragem de manifestações populares contra políticas que usam o erário de forma equivocada, ao mesmo tempo em que expressa veemente condenação ao momento lamentável de uso de manifestações populares para a prática da violência.

Esta participação do peregrino na vida política reveste-se com tudo, com espírito de testemunho de quem prega a mensagem de perdão e amor de Deus a todos os pecadores, as injustiças sociais e o seu arrependimento e a libertação de opressões e dos desvios que ferem a santidade de Deus e o seu projeto para a humanidade.

Fonte: Rev. Leandro Oliveira – Igreja Presbiteriana de Brasília