contador free
ci@canaldeinteligencia.com

Inteligência Artificial – Robótica

Quando disse a minha filha de 5 anos que faria um robozinho para ela, ela ficou super feliz e me disse aos pulos: ele vai fazer tudo que eu quiser!

Quando disse a ela que um robô não conseguiria compreender nem fazer tudo que ela desejava que ele fizesse, ela então me pediu para construir um avião com controle remoto, pois seria mais divertido.

O que fascina muitos de nós na robótica é justamente o fato de que o campo da robótica tem muito a ver com o entendimento de nossa própria condição humana.

Se não conseguimos ainda criar robôs que sintam emoções, é justamente porque ainda não entendemos as emoções humanas de forma tão completa a ponto podermos reproduzi-la em um dispositivo qualquer.

Da mesma forma, se o raciocínio humano, em toda sua plenitude e complexidade, ainda está longe de ser artificialmente reproduzido, mesmo diante dos enormes avanços havidos no campo da Inteligência Artificial, é porque não conseguimos ainda apreender o suficiente do funcionamento da inteligência humana.

(…)  O estudo da robótica se preocupa com o desejo de sintetizar alguns aspectos da função humana através da utilização de mecanismos, sensores, atuadores e computadores. Obviamente, esta é uma empresa enorme que certamente parece exigir uma multiplicidade de idéias oriundas de vários campos "clássicos".

O que ainda não é possível fazer com um robô

Contei esta história porque, embora para aqueles que entendem de eletrônica isto seja um tanto óbvio, a mensagem dominante nos desenhos animados é a de que estamos a um passo de um robô capaz de fazer exatamente isto que minha filha tanto desejaria que seu “ex-futuro-robô” fizesse: tudo que ela mandasse.

Revendo meus sonhos de infância, vejo que a minha geração, tanto quanto a da minha filha, todos nós continuamos a sonhar os mesmos sonhos: um robô que faça tudo aquilo que detestamos fazer e que gostaríamos de ter algo que fizesse por nós.

O que é possível fazer com um robô

Mas, se não é possível fazer este robô-dos-nossos-sonhos, de que trata e para que serve então a robótica?

Mesmo não sendo possível construir um robô generalista, capaz de fazer tudo, é possível construir robôs capazes de fazer – muitas vezes até melhor que nós humanos – uma série de tarefas para as quais nós não temos órgãos adaptados ou em ambientes hóstis.

Fonte: http://robotica.jamaj.com.br/index/robotica