Qual é a Inteligência Artificial que você gostaria de ver funcionando?
Inteligência artificial, é fácil pensar em como ela pode mudar o mundo dos jogos, da robótica e de vários outros segmentos do mercado em todo o mundo. Mas você já parou para pensar quais são as inteligências artificiais que você mesmo gostaria de ver em funcionamento?
– Da Burocracia (Mia Macedo)
A vida é curta demais pra perder tempo pagando boletos, declarando Imposto de Renda, fazendo planejamento financeiro, reconhecendo firma no cartório… Gostaria de uma Inteligência Artificial que fizesse tudo isso por mim e me poupasse dessas chatices da vida adulta.
– Editora de Pessoas (Claudio Yuge)
Uma rede neural capaz de absorver conversas longas e chatas e transformar em um breve e suave relato, com direito a momentos espirituosos de bom humor e alto astral.
– Do Grilo Falante (Leonardo Rocha)
Uma IA que se acoplasse ao subconsciente das pessoas e frequentemente alimentasse a mente delas com conceitos e noções sobre empatia, ética e responsabilidade social. Não forçaria ninguém a fazer nada, mas obrigaria todos a pensar pelo menos um pouco no bem coletivo e nas consequências das próprias ações. Poderia ser implementada voluntariamente por quem quiser e ser estabelecida como pena padrão para criminosos.
– De licitações (Leonardo Müller)
Os desvios de dinheiro dos cofres públicos e corrupção em geral estão em grande parte ligadas à fraude de licitações. O poder público abre concorrências para determinadas empresas prestarem algum serviçou ou venderem produtos, mas muitas vezes agentes escusos superfaturam os preços para que eles fiquem com “as sobras”. Uma IA que pudesse identificar em nível federal, estadual e municipal todo tipo de indício de corrupção em licitações geraria uma grande economia para o Brasil.
– Na Geladeira (Mônica Wanderley)
Desde o início da história da minha vida ouço falar da geladeira que usará inteligência para analisar os produtos que eu compro e fazer encomendas ao mercado sem que um ser humano precise intervir no processo. Até agora, só esperança.
– Do Discurso Preconceituoso (Diego Denck)
Um dispositivo que desse choque cada vez que a pessoa pensasse ou falasse algo ruim. Já que a inteligência “real” não funciona, que a artificial ajude a moldar a mente das pessoas.
– Inteligência Artificial de análise individual de desempenho (Andrey Aguiar)
Um sistema que com base na minha rotina, como dormir, acordar, vir pro trabalho, treinar, consiga identificar os erros, desde tempo ocioso até aspectos de movimentação corporal. Penso que isso pode ser útil para que a minha performance em todos os aspectos do meu dia sejam otimizados.
– Nos jogos (Carlos Andreatta)
Jogos que aprendam o estilo de jogo do usuário e se adapte a seu estilo de jogo, seja na inteligencia dos inimigos, seja nas interações com NPC ou até mesmo um jogo que possa tomar um rumo completamente diferente de acordo com a maneira que cada um joga, (exemplo: um jogo de mundo aberto aonde caso você dirija igual um alucinado o jogo vá entendendo isso e no final se torne um MadMax, ou caso você jogue com mais cuidado se torne algo muito mais próximo de um jogo Stealth)
– Da Comodidade (Carol Perazzoli)
Uma que identifique os itens que costumo comprar (comida, higiene, produtos de limpeza…) e que, quando estiver acabando me notifique e pergunte se gostaria de repor, e que entregue na porta de casa pra nunca mais precisar fazer mercado na vida.
– Da Segurança (Felipe Payão)
Identifica golpes e campanhas maliciosas com precisão, bloqueando o contato do usuário
– No Word (Leonardo Müller)
O recurso de revisão do Microsoft Word seria muito beneficiado com a aplicação de algum sistema de inteligência artificial. Com isso, ele poderia compreender melhor regras de hífen e também atualizar seu vocabulário automaticamente. Isso seria interessante para que o software deixe de apontar “falsos positivos” (dizer que coisas certas estão erradas) e interromper o fluxo de trabalho de quem escreve como atividade profissional.
– Da programação financeira ( Lorena Estevan)
Um sistema em que você coloca sua renda e ele distribui proporcionalmente aos gastos do mês, incluindo saídinhas, lanches e contas muito importantes, sem te deixar usar o djanho do cheque especial.
– Do Teste Vocacional (Rafael Farinaccio)
Um sistema que fosse alimentado com trabalhos escolares, lições de casa, desempenho em provas e opiniões de pais, tutores e professores de uma pessoa durante sua vida para definir com maior precisão o que mais a agradaria como carreira profissional.
– Freddie Mercury cantando My Way (Renan Hamann)
A voz do Freddie Mercury é a melhor da história da música (imvho) e eu gostaria muito de ouvi-la interpretando esse clássico do Frank Sinatra. Faz alguns anos que eu imaginei como isso aconteceria e eu espero pelo dia em que uma IA consiga emular a voz do Freddie Mercury em qualquer música do mundo só para conseguir escutar esse “cover”. (sim… a pauta surgiu dessa ideia maluca).