Semear nuvens em ambiente de combate
Em 1957, uma Comissão para Aconselhamento sobre Controle do Tempo concluiu que modificações de tempo poderiam se tornar uma arma mais importante do que a bomba atômica… uma corrida secreta em torno do tempo também estava em curso entre os EUA e a União Soviética.
Nos anos 1960, dois anos depois do início da Guerra do Vietnã, os americanos aproveitaram a oportunidade para, sob o mais estrito sigilo, tentar semear nuvens num ambiente de combate.
O jornal The New York Times publicou uma reportagem …. revelando uma operação secreta conduzida pela Casa Branca e pela CIA durante a Guerra do Vietnã , Hersh afirmava que os americanos tinham, borrifado substâncias químicas nas nuvens sobre o Laos, o Vietnã e o Camboja com o objetivo de provocar chuvas.
… Na época das chuvas, elas faziam com que a rede de caminhos na selva, conhecida como a Trilha Ho-Chi-Min, ficasse enlameada a ponto de tornar-se intransitável. O governo americano tinha consciência da importância da trilha para os vietcongues e para o Exército do Vietnã do Norte… rotas vitais para o abastecimento das forças inimigas. Os americanos compreenderam que se pudessem aumentar a incidência das chuvas sobre o caminho, poderia prolongar sua duração e atrapalhar ainda mais os movimentos do inimigo.
(…) Os EUA deram início a um programa ultra-secreto de testes durante os quais semearam de modo intensivo as nuvens sobre a cadeia de montanhas de Annam. O projeto recebeu o nome-código de “Projeto Popeye”. Era uma iniciativa tão sigilosa que, além dos militares, só o presidente, o Secretário de Defesa e o Secretário de Estado e o Diretor da Cia eram informados a respeito.
Fonte: Guia do Observador de Nuvens