Técnicas de Aquisição do Conhecimento
Principais características das técnicas de aquisição do conhecimento identificadas e estudadas:
- É baseada em perguntas formuladas por um especialista humano a partir do seu domínio e sobre um item previamente escolhido pelo engenheiro do conhecimento, o qual responderá positiva ou negativamente às questões formuladas pelo especialista, possibilitando que o especialista demonstre o seu conhecimento pelas perguntas e não pelas respostas.
- Análise: É baseada na análise, organização e comparação das fontes de dados com os objetivos do domínio, visando a esclarecer situações problemáticas, considerações alternativas e conjuntos de soluções apropriadas.
- Aprendizado de máquina: É baseada no feedback de um sistema a estímulos do meio ambiente, coordenados pelo engenheiro do conhecimento, o qual busca perceber novas experiências no sistema para que ajustes e novas funcionalidades sejam incluídos nos processos de solução de problemas.
- Aquisição automatizada: Consiste na busca de conhecimento disponível por meio de ferramentas automatizadas que executam algumas etapas do processo de aquisição e representação do conhecimento e de geração de código.
- Árvore do conhecimento: É uma técnica baseada no mapeamento classificação hierárquica das diversas habilidades e competências dos especialistas humanos, representada em um modelo de árvore com troncos (saberes básicos), folhas (saberes especializados) e galhos (de listas de competências individuais do especialista), cuja finalidade é produzir um novo conhecimento coletivo a partir da interação entre os participantes da dinâmica.
- Brainstorming: Consiste na geração do maior número de soluções possíveis para um dado problema usando curto período de tempo, sem uma crítica inicial às opiniões expostas.
- Cenário próprio: É uma técnica na qual o especialista do conhecimento registra o conteúdo do seu domínio por meio de uma entrevista a si próprio, assistido por um ambiente de suporte baseado em sistemas de computador.
- Classificação de tarefas: É uma técnica baseada na busca do entendimento da visão do especialista do conhecimento sobre determinado aspecto do conteúdo do seu domínio e do mundo que o cerca, a partir da atribuição de significado feita pelo especialista ao elemento previamente escolhido.
- Coleção de artefatos: É uma técnica de aquisição do conhecimento existente em documentos como registros, manuais, memorandos, cartas etc., a qual consiste na notificação de existência, conteúdo, posição, extensão e
natureza do uso de um artefato. - Decomposição de metas: Consiste no estabelecimento de uma meta prévia por parte do especialista do conhecimento, o qual deverá chegar a uma prova ou a refutação desta premissa, demonstrando o processo de inferência
por ele utilizado. - Delineamento de objetos: É uma técnica baseada no registro do uso ou localização de um objeto em algum processo, sendo também utilizada para registrar a carreira de um objeto, inclusão de detalhes de sua criação, as mudanças ocorridas, seu armazenamento e destruição.
- Descoberta de conhecimento em textos: É uma técnica de aquisição do conhecimento baseada na recuperação do conhecimento existente em textos, por meio de técnicas, como, por exemplo, associação, sumarização, clusterização, entre outras.
- Desempenho de papéis: É uma técnica baseada na discussão em torno de uma situação real de domínio do especialista em um grupo constituído por pessoas de diferentes percepções e opiniões, permitindo ao especialista do domínio a observação da situação de uma perspectiva diferente e facilitando a revelação de informações não disponibilizadas quando abordadas anteriormente.
- Discussão dirigida: É uma técnica considerada de natureza introspectiva, baseada em uma estratégia de perguntas e respostas entre um entrevistado, um entrevistador e contando com a participação de um mediador, sendo utilizada para esclarecer um ponto preciso de dúvida.
- Documentos: É uma técnica de aquisição do conhecimento existente em documentos, que consiste em cortar e copiar originais de documentos para produzir material sobre temas particulares.
- Elicitação construtiva: É uma técnica que busca destacar atributos importantes do domínio em estudo e promove a atualização e modificação das convicções do especialista do domínio sobre o mundo que o cerca, por meio da comparação entre similaridades e diferenças entre entidades previamente selecionadas.
- Entrevista: É uma técnica de aquisição do conhecimento bastante interativa, baseada em uma estratégia de perguntas e respostas, na qual o engenheiro questiona a um especialista do conhecimento sobre como ele desempenha as tarefas relacionadas ao domínio em estudo. Os dois tipos mais comuns de entrevistas são estruturadas (modo dirigidas) e não-estruturadas (modo naturais).
- Escalonamento: É uma técnica de aquisição do conhecimento tácito, baseada na hierarquização de conceitos, indo desde conceitos superiores (por que …?), passando por conceitos subordinados (como…?) e chegando a questionar conceitos do mesmo nível (exemplos alternativos de …).
- Estudo de caso: É a que busca conhecer como um problema foi solucionado no passado, utilizando-se de casos conhecidos ou até mesmo desconhecidos do especialista. Utiliza dois tipos de abordagem:
retrospectiva: recomendada na busca de conhecimento por meio da revisão de uma solução bem-sucedida de um caso antigo, familiar ou não; e, observacional: recomendada na busca de conhecimento por meio da observação do procedimento de um especialista durante a solução de um problema antigo ou atual, seja familiar ou não.
- Geração de matriz: É uma técnica de aquisição do conhecimento utilizada para organização de informações, baseada na tabulação, cruzamento e análise de dados.
- Indução automática de regras: É uma técnica baseada em métodos de tradução de linguagem natural e análise e entendimento de textos, dada uma classe de documentos textuais (já previamente agrupados) e uma categoria associada a esta classe (por exemplo, tema ou assunto dos textos), que, por meio de regras definidas, procura encontrar as características principais da classe escolhida.
- JRP (Joint Requirements Planning): É uma técnica orientada ao trabalho em grupo que busca extrair informações e idéias de alta qualidade sobre determinado tema ou assuntos, em curto espaço de tempo, por meio de reuniões estruturadas que buscam decisões por consenso.
- Julgamento: É a técnica que permite a identificação de alternativas em domínios onde há vários modos de realizar coisas, por meio da discussão dos prós e contras da abordagem proposta, a partir da percepção dos julgadores
em confronto com critérios preestabelecidos. - Listagem: É uma técnica de aquisição do conhecimento existente nas conversações humanas ou em sons ambientes. É sistematizada por meio de registro escrito ou de gravação de áudio e utilizada na busca de freqüência, natureza, extensão e seqüência de sons.
- Mapas cognitivos: É uma técnica que se utiliza de uma representação gráfica de uma representação mental que o pesquisador (facilitador) faz aparecer de uma representação discursiva formulada pelo sujeito (ator) sobre um objeto (problema) obtido de sua reserva de representação mental, de forma a representar as idéias do especialista no domínio acerca de conceitos primários e inter-relações em um domínio.
- Modelo causal para inferência: É uma técnica de aquisição do conhecimento baseada no estabelecimento de uma relação causa-efeito para utilização na geração de informações sobre as regras e procedimentos existentes na organização.
- Observação de ambientes: É baseada na percepção e no registro de características de situações naturalmente ocorridas em ambientes físicos ou sociais.
- Observação do especialista em seu trabalho: É uma técnica baseada no registro de características de situações naturalmente ocorridas no ambiente de trabalho do especialista, permitindo ao engenheiro confirmar as informações colhidas anteriormente nas entrevistas e sessões de gravação.
- Observação inquisitiva: É uma técnica de aquisição do conhecimento tácito baseada no registro de características de situações naturalmente ocorridas no ambiente de trabalho, com o especialista executando suas tarefas e, ao mesmo tempo, explicando a sua metodologia e as heurísticas utilizadas, ou seja, o especialista pensa alto, podendo o engenheiro interrompê-lo quando achar necessário.
- Programação neurolingüística: É baseada na captura de sinais verbais e não verbais do sistema representacional humano, em um ou mais dos cinco sentidos, por meio do estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano, utilizada em atividades já internalizadas.
- Protocolos: É uma técnica de aquisição do conhecimento, baseada na captura de registros, em tempo real ou retrospectivamente, obtidos da observação do especialista executando alguma atividade, cujo resultado pode ser a descrição padrão de uma tarefa, a tarefa como descrita, a realização da tarefa, o que foi dito durante a realização da tarefa, os artefatos que são utilizados na execução de tarefas.
Existem quatro modos de geração de protocolos: pensamento alto, falando alto (relata conversas internas), redução comportamental (baseando-se em observações) e registro retrospectivo (relatando aspectos lembrados de uma atividade).
- Questionário: É uma técnica utilizada quando se pretende obter um primeiro nível de conhecimento, baseada em um questionário com perguntas a serem respondidas por um especialista do domínio, podendo as perguntas serem encadeadas e/ou complementares, abertas e/ou fechadas.
- Repertory grid (grade de repertório): É baseada na descrição e caracterização de atividades executadas por um especialista do conhecimento, buscando identificar entidades e os seus atributos e relacionamentos entre entidades.
- Sessão de gravação: É uma técnica de aquisição do conhecimento baseada na filmagem do especialista, falando para outras pessoas sobre a sua área de domínio.
- Simulação de cenários: É baseada na descrição dos procedimentos e no processo de raciocínio de um especialista durante realização de tarefas ou resolução de problemas, com o modo de raciocínio sendo previamente enunciado pelo especialista em uma situação que, embora sendo artificial, é tratada de modo real.
- Sistemas existentes: É uma técnica de aquisição do conhecimento já existente em sistemas de computador, por meio da análise inicial do especialista do domínio e, na seqüência, do engenheiro do conhecimento, em um processo que produz material considerado como vindo de especialista humano.
- Teach back: É uma técnica de aquisição do conhecimento baseada no feedback que o engenheiro do conhecimento fornece ao especialista do domínio em assunto que tem sido elicitado, e, em seguida, verifica a manifestação do especialista com a de outros especialistas, buscando-se atingir ampla compreensão do domínio em questão.
- Think aloud: É uma técnica baseada no registro de situações naturalmente ocorridas no ambiente de trabalho, com o especialista executando suas tarefas, analisando as informações disponíveis no cenário e, ao mesmo tempo, explicando a sua metodologia e as heurísticas utilizadas, sem que o engenheiro possa interrompê-lo.
- Traits (características): É uma técnica de aquisição do conhecimento baseada na comparação de características de informações que o especialista faz de atributos de entidades capazes de diferenciar os mesmos de outras entidades similares, sendo bastante utilizada em situações que exigem a seleção de opções.