Virtudes Humanas
São qualidades morais padrões dos seres humanos relacionadas com a construção da personalidade de cada indivíduo.
Platão e outros filósofos, resumiram todas as virtudes humanas em quatro tipos distintos: prudência, justiça, fortaleza e temperança.
As virtudes humanas não são natas, mas sim elementos que se constroem e complementam a personalidade das pessoas ao longo da vida. Ninguém nasce com “autoconfiança” ou “honestidade”, mas aprende a ter estes comportamentos a partir de lições e referências moralmente positivas dentro do ambiente em que está inserido.
No âmbito religioso, de acordo com a maioria das doutrinas cristãs, as virtudes humanas (ou virtudes morais) devem ser combinadas com as chamadas “virtudes sobrenaturais” ou “virtudes teologais”, que consistem em três principais qualidades: a fé, a caridade e a esperança.
Vale lembrar que as virtudes humanas representam características e qualidades positivas do comportamento do indivíduo. As virtudes são responsáveis por moldar e ditar o caráter, os valores e a personalidade de cada pessoa.
Virtude – é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. É a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.
Há diferentes usos do termo, que estão relacionados com a força,paciência, coragem, o poder de agir, a eficácia de um ou a integridade da mente.
É um conceito que remete para a conduta do ser humano, quando existe uma adaptação perfeita entre os princípios morais e a vontade humana.
Virtudes intelectuais – São ligadas à inteligência e as virtudes morais, que são relacionadas com o bem. A virtude intelectual consiste na capacidade de aprender com o diálogo e a reflexão em busca do verdadeiro conhecimento.
Virtude moral – Ação ou comportamento moral, é o hábito que é considerado bom de acordo com a ética.
Fonte: http://www.significados.com.br/virtudes-humanas/